Image Map

"Xuxa não conseguia dar uma única nota", diz produtor que lançou disco Xou da Xuxa, há 30 anos

Álbum foi fenômeno nos anos 1980, vendendo mais de 2 milhões de cópias e foi a primeiro da apresentadora ao ser contratada pela TV Globo.


Um disco que marcou a infância de muitos baixinhos completa nesta quinta-feira 30 anos de seu lançamento. Xou da Xuxa, primeiro álbum de Xuxa lançado logo que ela foi contratada pela TV Globo, lançado em 30 de junho de 1986, vendeu mais de 2,6 milhões de cópias e estourou hits como Doce Mel e She-Ra, para citar apenas dois.


Em entrevista ao Uol, o produtor musical Guto Graça Mello, um dos mais conhecidos do país, lembrou da epopeia para lançar a então apresentadora como cantora. 

— João (Araújo, ex-presidente da Som Livre e pai de Cazuza) disse: "Xuxa não é cantora e não sabe cantar. Se vira" — relembrou o produtor. 


Na época, a proposta, totalmente desacreditada por parte da Som Livre em termos de venda, era unir letras para crianças com a parte instrumental e de arranjos feitos por músicos do rock nacional.

— Ela era artista da TV Manchete e já havia lançado um disco lá. Quando ela foi contratada pela Globo, consequentemente, foi feito um acordo também com a Som Livre. O João Araújo me chamou e disse: "Nós contratamos a Xuxa e você tem que fazer um disco do programa dela. Fui apresentado a ela e pedi para cantar. Percebi que, naquela ocasião, ela não conseguia dar uma única nota — recorda Guto. 


Em uma semana, ele recorda, foram cem mil discos vendidos. Uma semana depois, 250 mil, e foi em progressão geométrica. 

Para Guto, a vendagem do disco, que se tornou um recorde para a época, superando RPM, fenômeno da música pop, e Roberto Carlos, é resultado da empatia da Xuxa com o público infantil e um vazio que havia em um segmento que consome com uma voracidade impressionante até hoje.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário: