Image Map

[ANÁLISE] “Conte Outra Vez” & “Histórias Só Para Baixinhos”

image
Hoje, trago um post diferente dos demais, não é exatamente uma análise, mas sim uma analogia entre produtos destintos, porém semelhantes, da Xuxa. 
Dependendo do retorno, posso fazer mais análises separadas de “coisas” -sejam essas produtos, músicas separadas, programas, etc.- da extensa carreira da Xuxa.
image
Lançada pela Editora Globo, ao título de “XUXA APRESENTA: Conte outra vez - AS MAIS BELAS HISTÓRIAS INFANTIS DE TODOS OS TEMPOS”, a coleção continha 12 fitas K7, com duas histórias cada, e 12 livros com suas respectivas histórias. Ao contrário do que muitos pensam, a coleção “Conte outra vez” não foi lançada em 1987, mas sim em 1991, o código apresentado nos livros causa essa confusão.
image
Essa coleção é apenas uma adaptação da adaptação de uma adaptação de uma coleção francesa, lançada em 1966. As ilustrações são da coleção de 1966, a narração e os livros em português são de 1987, e finalmente, a única “aparição” de Xuxa nessa coleção é de 1991, como mostra o código á seguir:
image
O áudio das fitas conta com uma pequena introdução de Xuxa no Lado A, onde ela fala um pouco sobre as histórias presentes na fita que está sendo ouvida, depois toca uma música bem estranha por sinal e começa a narração. 
image
A participação de Xuxa nesse projeto se resume á esta pequena introdução no início da primeira história, obviamente, um produto onde a imagem da Xuxa está presente apenas para alavancar as vendas. As tiragens dos anos seguintes já não contavam mais com as fotos e a introdução da Xuxa nas histórias. 
image
Os livros vinham juntamente com as respectivas fitas, e eram vendidos em bancas de jornais, e raramente, em livrarias. 
O “encarte” das fitas vinham com uma pesquisa de público da Editora Globo, confira:
image

image
Lançado em 2001, pela Editora Scipione. Só houveram dois volumes, onde era um box que vinha: Livros + CD com as histórias narradas + 1 livro de atividades. Xuxa divulgou algumas vezes os dois volumes no Planeta Xuxa. 
Diferentemente da coleção “Conte outra vez”, as histórias eram totalmente narradas por Xuxa, contando com vozes próprias para os personagens. É impossível não comparar os áudios com o quadro “Era Uma Vez”, do programa “Xuxa no Mundo da Imaginação”, onde as histórias mais parecem áudios extraídos do programa. As introduções das histórias eram feitas pela Vivi, e algumas vozes eram feitas pelo casting do XSPB, e do - na época - futuro XMI. 
Foi vendido somente em livrarias e sites online, e produzido em baixa escala, ou seja, um produto raro, poucos fãs possuem e maioria nem sabe de tal coleção. 
image

Em minha opinião, a coleção “Xuxa conta histórias Só Para Baixinhos” é melhor, em comparação á “Conte outra Vez”, pelo fato de Xuxa realmente “comparecer” no produto que leva seu nome, rosto e marca, ao invés de fazer uma minúscula introdução. E vocês?
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário: