Hoje irei falar do renomado Programa Xou da Xuxa, que a consagrou rainha dos baixinhos, e é então fazendo milhares e milhares de fãs entre baixinhos e altinhos, que lotavam os cinemas, as turnês e os programas, não só como no Brasil, Como em todo o mundo, e saiba até que o programa foi dublado no Japão, sim aconteceu isso lá, Agora imagina a Xuxa falando japonês. rsrsrs
Para começarmos relembre a abertura da primeira fase do programa.
Para quem faltava da escola, e chorava só para assistir a loirinha, se lembra muito bem daquela época com os brinquedos, os programas, a vontade de ver ela, e toda aquela emoção de ter vivido nos anos 80 e 90.
O Xou da Xuxa, foi um programa apresentado por Xuxa entre 30 de junho de 1986 a 31 de dezembro de 1992, com 2000 edições concluídas. O Xou substituiu o programa do Balão Mágico. Mais tarde, foi reprisado entre janeiro e fevereiro de 1993, na transição das mudanças de programação da emissora. Em seguida, a Globo substituiu as reprises do Xou pelas reprises do Show do Mallandro, apresentado por Sérgio Mallandro. Na mesma época, também era exibido o programa infantil Mundo da Lua, da TV Cultura. Na grade diária da TV Globo, o Xou da Xuxa foi substituído pela TV Colosso, enquanto a apresentadora preparava seu programa exibido aos Domingos.
E quem não lembra dessa lindas revistinhas??
E que criança nunca teve, ia de manhã na banca só pra querer um gibizinho, não só da Xuxa, com da Monica, da Angélica do Gugu e outros artistas, Um verdadeiro fenômeno.
Ocupando as manhãs de segunda-feira a sábado, o programa apresentava quadros de auditório (principalmente competições e números musicais) intercalados com desenhos animados. Apesar das sistemáticas reações negativas dos intelectuais e da crítica especializada, em pouco tempo o Xou da Xuxa se tornou o programa infantil de maior sucesso da história da televisão brasileira, transformando sua apresentadora em um fenômeno entre meados dos anos 80 até início dos anos 90.
Escalado para substituir Balão Mágico, Xou da Xuxa herdou deste o horário, a fatia de público e o acervo de desenhos. Mas a estrutura básica do Xou da Xuxa veio do Clube da Criança, programa do fim de tarde da Rede Manchete que revelou Xuxa como apresentadora. Mas na nova emissora o programa ganhou melhores cenários, o tratamento do padrão Globo de qualidade e uma marcante mudança de órbita --- todos os elementos passaram a girar em torno da personalidade de Xuxa, o que, no limite, despertava nas crianças uma reverência praticamente religiosa.
Relembre o primeiro bloco do programa de estréia em 1986.
Xou da Xuxa fez tanto sucesso que foi espalhado pelo mundo todo como, El Show De Xuxa (Argentina), Xuxa (Estados Unidos) que ao logo do tempo foi sendo mostrado para mais de 232 países. Como virou um fenômeno no Brasil, Xuxa assinou contrato com o canal Telefé no início da década de 1990 para apresentar o El Show de Xuxa, Xou da Xuxa em português. A versão da Argentina foi um fenômeno, atingindo 24 pontos de audiência (mais que no Brasil). O programa tornou Xuxa uma celebridade em vários países da América Latina e serviu como ponto de apoio para a divulgação dos discos de Xuxa em espanhol. Um dos discos mais lembrados da carreira da apresentadora é o Xuxa, lançado em 1990. Nele contém grandes sucessos da apresentadora com Ilarié,Arco-Ires, Bombón, Quiero Pan, Campeón, Dulce Miel, Danza de Xuxa, Juguemos a los Indios, Receta de Xuxa e El Circo.Este foi o primeiro programa a ser transmitido no exterior apresentado por uma brasileira.
Veja a matéria de uma revista de 1991.
* Curiosidade - muitos dos programas de Xuxa, do exterior tinham os seus pilotos gravados aqui no Brasil, nos cenários do Xou Da Xuxa.
Confira os bastidores de Xuxa na Argentina.
Voltando a falar do Xou Da Xuxa, iremos começar com a segunda fase do programa que de 1 ano, O programa misturava brincadeiras, atrações musicais, números circenses, exibição de desenhos animados e quadros especiais, e contava com a participação de em média de 200 crianças em cada gravação. O programa era dividido em nove blocos de segunda a sexta-feira, e em sete blocos aos sábados.
Em março de 1987, o cenário ainda sob responsabilidade de Maurício de Sousa e Reinaldo Waisman, sofreu sua primeira modificação. Os personagens que faziam parte das histórias contadas por Xuxa, como o cãozinho Xuxo, transformaram-se em escorregadores e balanços. A nave espacial que transportava a apresentadora na abertura e no encerramento do programa também foi modificada, além de ficar maior, a cor rosa foi realçada. Foram colocadas as bocas vermelhas que piscavam. Assim como no ano anterior, ela descia também ao som de “Amiguinha Xuxa”, mas tendo uma adição da coreografia da mesma, e subia ao som da versão instrumental de "Doce Mel" que viria ser tocada nos anos seguintes.
Na época, houve a troca do sistema de som da Rede Globo, o que ocasionou várias trocas de microfone. A Xuxa aderiu o uso até a metade de 1990.
Confira o primeiro bloco de um programa de 1987.
A terceira fase do programa de 2 anos, e a abertura foi trocada pela primeira vez em 1988. Surgem várias crianças de rosto pintado enquanto Xuxa passava pela tela a todo momento, sendo apenas focada da cintura para baixo. No fim, Xuxa se sentava, mandava um beijo e surgia o então novo logotipo do programa. A música "Doce Mel" teve uma segunda versão exclusivamente para abertura dessa e da abertura seguinte.
A nave que aparecia na parte direita do cenário na fase anterior, passou a ser parte central, e perto do fim daquele ano, a nave foi novamente reformulada: ficou maior, as bocas passaram a ter luzes no contorno. A chegada triunfal da apresentadora era mantida. Xuxa usava um adesivo com uma marca do beijo colado no microfone.
Em seu segundo aniversário, a exibição foi feita ao vivo, direto do Teatro Fênix. Nessa edição, cantou "Ilariê" no lado de fora em frente aos seus fãs e seu público.
Naquele momento, junho de 1988, o Xou da Xuxa tinha oito blocos, somando aproximadamente 80 minutos. A partir daquele ano, foi criado o quadro "Paradão dos Baixinhos", que ia ao ar nos programas de sábado, com a participação dos artistas que mais se destacavam na música nacional naquela época.
Relembre a abertura abaixo que foi mudada pela primeira vez.
A quarta temporada, a abertura foi trocada novamente no ano de 1989. Xuxa aparecia se divertindo ao lado de várias crianças em um parque de diversões feito em animação gráfica. O logotipo teve pequenas alterações e passou a ser colorido, como também foi usada na abertura seguinte.
Relembre a abertura abaixo.
Na parte interior da nave, o letreiro com o número 89 foi substituído por um enorme X repleto de luzes que piscavam o tempo todo. A chegada triunfal da apresentadora continua mantida, mas com som das palminhas, tanto quanto a subida da nave. O microfone usada por Xuxa, ganhou uma carinha amarela, com cabelinho alaranjado e que tinha algumas variações.
Em junho de 1989, um quadro marcante foi lançado: o Bobeou Dançou, que consistia em uma gincana dirigida aos adolescentes. Exibido no programa de sábado, tinha 20 minutos de duração. Cerca de um mês depois, o quadro passou a ser apresentado como um programa independente, aos Domingos, mantendo o nome "Bobeou dançou".
O Xou da Xuxa atingiu a marca de mil programas no dia 8 de setembro de 1989. Para comemorar a data, foi produzido mais um programa especial. A equipe de produção e criação decidiu convidar para dividir o palco com Xuxa pessoas que tiveram alguma relação com o número mil, como, por exemplo Pelé, que, em 19 de novembro daquele ano, comemorava os 20 anos de seu milésimo gol. Nessa época, o programa era dividido em nove blocos, com cerca de 30 minutos cada – quando eram exibidas brincadeiras, atrações e apresentados os convidados.
Confira um trecho de um programa de 1989. No lançamento do LP 4º Xou Da Xuxa
A quinta temporada do programa, estreia com uma abertura totalmente animada. Xuxa sai com sua nave de um planeta em forma de coração e viaja por diversos lugares do mundo: Onde ela manda beijos e se transformando em índia e chinesa. A seguir, foi mostrado a nave chegando ao RJ e a empolgação das crianças avistando o disco voador no céu, até Xuxa aterrisar em uma multidão de crianças, no meio da cidade, com vários balões e pombas. A música "Doce Mel" ganhou uma versão instrumental bem infantilizada e diferente da versão original, ou seja, adequada para esta abertura.
Relembre a abertura abaixo.
A chegada triunfal da apresentadora era mantida, mas ao som da nova versão de “Amiguinha Xuxa” por conta também da mudança de coreografia.
Confira a música de entrada do programa de 1990.
O microfone ganhou um X (substituindo o rostinho) do enfeite, passando a usar novamente o modelo do ano anterior, mudando apenas o formato do microfone por conta da mudança do padrão da emissora. Usou um headset no final daquele ano em apenas uma vez e por fim, um de uso exclusivo para apresentadora. Como também usava a cor dourada e prata nos anos seguintes.
Nessa fase, o personagem Praga se afastou do programa por problemas de saúde. Em 1991, Sérgio Mallandro apresentou no lugar da Xuxa, enquanto ela estava de férias até o dia do seu aniversário em 27 de março daquele ano, ainda na presença de convidados musicais.
E também nesse mesmo ano foi lançado o álbum de figurinhas do Xou da Xuxa que no nosso blog tem para download.

A sexta temporada de 1991, o cenário foi redesenhado por João Cardoso, e mostrava alguns dos mais conhecidos símbolos turísticos do mundo, como o Big Ben, a Torre de Pisa, um moinho holandês ou mesmo o templo do Taj Mahal. Novos brinquedos também passaram a integrar o espaço, e a nave que trazia e levava Xuxa passou a ter estilo futurista. Na plateia, onde ficavam os responsáveis pelas crianças que participavam do programa, o cenário representava as áreas geladas do mundo, com desenhos de esquimós e pinguins. A chegada triunfal da apresentadora mudou, passou a cantar “Novo Planeta” (1991 – “Xou da Xuxa Seis”).
O personagem Praga retornou depois de um ano, para a surpresa de todos.
Em 22 de abril de 1991, ganhou novos quadros e dois repórteres-mirins, Raquel Batista e Caíque Benigno. Entre os quadros de destaque desse período estavam o Nossa Gente Brasileira, com breves entrevistas com famosos e anônimos que se destacam por suas atitudes, e Papo Sério, em que Xuxa entrevistava autoridades e especialistas em diversas áreas. Rosane Collor de Mello e Alceni Guerra foram alguns dos convidados do quadro. Os dois novos repórteres entrevistavam personalidades do meio artístico e esportivo, que eram exibidas ao longo do programa. Além disso, estavam à frente do quadro Xuxa Cidade, em que crianças faziam denúncias sobre problemas de suas ruas e bairros. As reclamações eram feitas através de cartas enviadas à produção do programa.
Relembre a música '' Novo Planeta - Xou Da Xuxa 6 ''
Quando o programa completou cinco anos, a preocupação maior foi transmitir mensagens de conscientização ambiental. Entre as participações especiais estavam o cantor e compositor Tom Jobim, as atrizes Marília Pêra, Malu Mader e Cássia Kiss e o escritor Jorge Amado. Todos deram depoimento sobre a apresentadora Xuxa e seu programa.
Em 12 de outubro naquele ano, quando foi comemorado o dia das crianças, Xuxa voltou a cantar "Amiguinha Xuxa" (que só repetiria no último programa) na abertura desta edição que contava com as participações musicais das Paquitas, além das apresentadoras Angélica e Mara Maravilha. No fim do programa especial, Xuxa dizia que iria parar o Xou e anunciava novidades que aconteceriam em 92 até o fim daquele ano.
A sétima e ultima temporada do programa, em 27 de março de 1992, Xuxa começou a apresentar sozinha a sua edição de aniversário, apresentando imagens do seu show na argentina que ocorreu no final de 1991.
Relembre uma parte do show em Vellez feito por Xuxa.
O Xou da Xuxa voltou em abril de 1992, os cenários foram novamente modificados pelo cenógrafo João Cardoso: a nave passou a ter um visual próximo ao universo do videogame, ou seja, ela passou a ser branca, e as bocas foram substituídas por Xs e as luzes que piscam estão em torno da nave. O cenário inclui robôs, túneis, carrinhos e paredes laterais com movimento passando a compor o palco.
A chegada triunfal da apresentadora mudou novamente, cantando a primeira parte de “Xuxa Park” (1992 – “Xou da Xuxa Sete”). Xuxa passou um microfone das cores Branca e Preta. Foi usada posteriormente nos programas seguintes da apresentadora até a metade de 1997.
Foram preparadas 40 novas brincadeiras, novos quadros e novos desenhos. Entre os quadros, destaque para Famoso por dois minutos, Histórias de uma infância e O X do problema. O público adolescente também ganhou um espaço maior no programa, por meio das Competições da Xuxa, para crianças a partir de 12 anos, com disputas entre grupos de escolas, condomínios e comunidades. A gravação dessas provas era mensal, contando com 300 pessoas, e eram realizadas no campo do Museu Aeroespacial, no Campo dos Afonsos, no Rio de Janeiro.
Relembre um bloco do programa Xou Da Xuxa de 1992.
Andréa Veiga, a primeira Paquita da Xuxa, era a apresentadora da nova atração.
Em 30 de junho daquele ano, o programa completava 6 anos. Essa edição começava com a apresentação das Paquitas, acompanhada com balé coreografado por Oswald Berry ao som do medley dos sucessos da apresentadora.
Aos sábados, o "Xou da Xuxa" abria um espaço para o programa Paradão da Xuxa, com destaques para a música popular, sertaneja, novos cantores e os melhores do mês, com o mesmo cenário utilizado posteriormente no "Paradão da Xuxa" especial exibido no ano anterior.
Nesses últimos meses, apresentadora anunciava que o fim do programa estava próximo e durante este período,o anúncio era feito com uma imagem da apresentadora com o cantor Michael Jackson.
O "Xou da Xuxa" terminou em 31 de dezembro de 1992, com a apresentação do programa número 2000. Para o encerramento preparou-se uma superprodução, que – além do cenário especial criado por João Cardoso – contou com a presença de diversos convidados que marcaram a vida pessoal e profissional da apresentadora. Entre eles, os grupos Trem da Alegria e Paquitos (que caracterizaram a extinção no mesmo dia), ex-Paquitas, J. Silvestre e o compostor de vários sucessos de Xuxa, Cid Guerreiro. Nesta última edição, mostrava os bastidores da primeira edição do programa em 1986.
Relembre o ultimo programa de numero 2000.
O clímax da gravação do último programa aconteceu, quando ela reencontrou seu pai, Luís Meneghel, com quem não falava havia cinco anos.
A partir de Janeiro de 1993, foram apresentados apenas os melhores momentos do programa e desenhos animados, de Segunda a sexta, às 8h30, e aos Sábados, às 9h30.
Em 1993, com um contrato assinado com a produtora norte-americana MTM Enterprises, Xuxa foi para os Estados Unidos. A versão americana de seu programa – Xuxa, falada em inglês, foi lançada naquele país em setembro do mesmo ano. Com meia hora de duração, o infantil continha brincadeiras, números musicais e quadros educativos. O programa era transmitido diariamente por um pool formado por cerca de 100 emissoras, que cobriam 85% do território norte-americano. Nessa época, a rede Univisión deixou de exibir El Show de Xuxa.
Tambem ao longo do programa de 1986 a 1993, Xuxa lançou milhares de produtos tudo em seu nome, como produtos de limpeza, bonecas, bolas, discos, CD´s e os mais variados produtos, confira abaixo o que foi lançado por ela.